DIY é mais do que estimular o cérebro, é também uma forma de ser contra o sistema corporativo/industrial e também monetarista.
Podemos trocar experiências, conhecimentos e até mesmo o produto final.

Na construção a coisa é sem mimimi e momomo, o papo é rústico e reto! :oD

Sai da cidade grande em nome de um dia a dia mais salubre e para construir minha casa com uma boa oficina, e nela poder fazer minhas estrapizongas mais livremente, o resto é história...

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Não recomendo: quadro elétrico Tigre

O quadro de distribuição Tigre é bonitinho e ordinário.


O seu sistema de "torres de sustentação" são uma lástima.
Qualquer pressão exercida sobre eles, através de algum cabo por exemplo, faz com que o suporte dos disjuntores solte dele ou ele mesmo se solte da caixa.
Depois de fechado até que você não repara no problema.

O jeito tradicional dos quadros com suportes fixos é muito melhor.

O barramento de neutro que vem é piada: só da pra usar cabos até 6mm e olha lá, pois mesmo se usar conector para os fios os furos são muito pequenos. Talvez em caixas maiores venha outro modelo.

Observações fixas dos posts com marcadores "NÃO RECOMENDO!": 

  1. Trabalho em desenvolvimento de hardware e software há décadas e portanto, acostumado a lidar com requisitos e normas técnicas, além do mais, leio até caixa de pasta de dente, portanto, alegar que é um problema meu no mínimo é leviandade.
  2. Devemos lembrar sempre que um produto que atende aos requisitos técnicos e éticos não merecem elogios pois são obrigações dos fabricantes e nós pagamos por isso.

4 comentários:

  1. entao qual seria o melhor? estou quase na fase de comprar estes itens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolhe um que tenha trilhos fixos para os disjuntores no fundo da caixa. Esses com colunas encaixáveis tem alturas variáveis em relação ao fundo da caixa e portanto compensariam algum erro no assentamento da mesma, mas é melhor tomar um pouco de cuidado na colocação e usar trilhos fixos.
      Se estiver na fase da instalação elétrica e não tiver um eletricista com referencias, da uma lida na NBR5410. Não é tão complexo quanto parece.

      Excluir
  2. Já usamos em nossas obras e também não recomendo!
    o coisa,abri meu blog quando der passa lá pra conhecer

    http://casadolaguna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Bom saber!! O que foi usado na casa, assim como as tomadas da Siemens e indico!!!
    A marca Tigre é considerada a melhor do mercado, no entanto todos os registros aqui da casa são Tigre, dai veio o problema na hora de comprar os acabamentos de registro! A Tigre não tem, se tem só de plástico, dai não é qualquer marca que encaixa, consegui apenas um modelo da Decca que deu certo.
    Abraços!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir