DIY é mais do que estimular o cérebro, é também uma forma de ser contra o sistema corporativo/industrial e também monetarista.
Podemos trocar experiências, conhecimentos e até mesmo o produto final.

Na construção a coisa é sem mimimi e momomo, o papo é rústico e reto! :oD

Sai da cidade grande em nome de um dia a dia mais salubre e para construir minha casa com uma boa oficina, e nela poder fazer minhas estrapizongas mais livremente, o resto é história...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Construindo minha casa - Escolhendo o local / Parte 1 de 2

Antes de iniciar a série devo esclarecer uns pontos críticos.

Não tenho pretensão nenhuma em ter a verdade em minhas mãos, mesmo porque ela não existe em termos absolutos e depois porque são pelos meus erros que eu espero ajudar quem deseja construir sua casa.

Não tenho nenhuma ligação profissional com a construção civil, sou um projetista/programador na área de eletrônica e software que apenas adora estudar tudo. É fácil achar aqui na internet as dicas dos especialistas, repetir isso é chover no molhado. O que tentarei é passar interpretações práticas dessas recomendações, dicas de quem estudou bastante, pôs a mão na massa e teve erros e acertos.

Claro que suponho que você não esteja apenas querendo contratar um arquiteto e uma empreiteira, esclarecer como quer o imóvel e estabelecer uma data de mudança. Apesar de extremamente cômodo, para fazer isso é necessário razoável reserva monetária, o que para o meu estilo, ainda por cima, não tem graça nenhuma.

Deixo claro que aqui não terá 'a casinha do momô', 'o cantinho love' e demais expressões de gente com sérios problemas mentais. Fiz minha casa para minha esposa também, mas admito que ela é mais ogra do que eu, e sinceramente não é essa conversa de casal de comercial de margarina que quero trazer aqui.

Por fim uma última e importante observação: não existe esse papo de planejar gastar x e acabar gastando y. NÃO EXISTE.
Estudando, seguindo o projeto e mantendo a disciplina a tolerância é mínima.

Voilá...

O primeiro passo é estabelecer os objetivos práticos e projetos de vida, pois uma mudança de casa (como foi para mim) pode ser também a busca por um novo modo de vida.
A partir daí pode-se pensar em aonde, ou seja, em que cidade buscar o terreno (que no meu caso era qualquer cidade com menos de 100 mil habitantes, já que não queria mais ficar na capital de SP), pensando em infra estrutura mínima, facilidade de acesso e locomoção, clima e vizinhança. 

No meu caso queria ficar nos arredores da capital (estipulamos algo em torno de 100 a 150Km de distância o que deixa confortável ir no máximo 2x/semana à mesma), por poder aproveitar alguma coisa dela e sem ter meu cotidiano transformado num inferno. Não vejo como uma vida em uma metrópole pode ser salubre.

Claro, não vou dizer que não fomos cagões de não pensar no Crato, Moçambique ou Tibet, mas nossas escolhas são feitas de objetivos racionais associados a medos, angústias e porque não, preguiça.

Acabei escolhendo Peruíbe no litoral paulista por cumprir as minhas exigências e estar perto da minha família próxima, digo, mãe e irmãs. Um pouco de apoio, nem que seja afetivo, é sempre bem vindo.

Não tenho nenhuma paranóia com segurança (vivo de maneira simples e acho que basta estar vivo para correr o risco de morrer) e dentro dos requisitos mínimos, a cidade é boa.
Estou perto da Juréia, o que me agrada muito pela beleza, opção de passeio e contribuição para o microclima.

A cidade também é organizada e limpa. Fácil de entrar e sair, fácil de se locomover dentro dela e com a infra estrutura básica adequada, ou seja, água boa, energia elétrica, saneamento básico e internet. Atualmente a net está nesta categoria.

É bom conversar com os moradores para ouvir impressões (cuidado com a boataria e os preconceitos) sobre os bairros, a mão-de-obra e os lotes.

Tenha um croqui da casa que você pensa em construir para saber se o terreno a comporta, e tenha um plano B, um outro croqui, no caso de não ser possível adquirir o lote necessário.
Por exemplo, uma casa térrea que usa mais o terreno e fatalmente requererá um lote maior e um sobrado que aproveita melhor um terreno menor.

Depois darei as minhas dicas a respeito da planta e sobre a diferença entre casa térrea e sobrado, mas inicialmente é importante estar a par do custo do m² da construção civil, que é um bom indicativo de custo para sua casa, logo, o valor total que deverá caber no seu orçamento.

Lembre-se: dividas = escravidão + angústias + incertezas + custos desnecessários.

Sempre que possível fuja delas. Sustentar banqueiros, além de imoral, dá raiva.

Caso o orçamento esteja apertado, é até melhor fazer uma casa menor e depois ampliá-la. Fazendo isso com um bom planejamento a casa não ficará com aquela cara de cortiço cheio de puxadinhos.

Consegui um terreno dentro dos meus requisitos no plano B. É menor do que eu queria mas ainda está no mínimo que eu aceito.
Um lote de 300 m², plano, a 600 metros da praia, em local tranquilo, com toda a infra estrutura básica, de frete para uma praça e vista para as montanhas do parque ecológico da Serra do Mar, e claro, dentro do que eu planejava gastar.

De acordo com as dicas dos especialistas, o imóvel deve ter preferencialmente a face norte e o terreno blá blá blá...

Vamos à vida real.

Em qualquer terreno pode-se fazer uma boa casa que compense eventuais posicionamentos geo-espaciais do mesmo (principalmente se ele for na Terra), o que eu diria com segurança se você não ocupar mais de 60% dele com a construção principal, além do mais, devemos ter em mente o código de obras do município escolhido.

Em se tratando de Brasil ainda por cima, o sol é o que não falta, e na praia ele chega a ser até indesejável.
Cuidado com os chavões. Arquitetos e engenheiros também tem dogmas.

Voltando a escolha do terreno, acho que além dos requisitos mínimos que citei, ele deve ter acesso a transporte público por perto pois mesmo tendo carro acho que devo ter essa opção por comodidade e segurança.

Sem enrolação, devo dizer que, bichices à parte, simplifique a coisa. Pegue um terreno plano e o mais quadrado possível. Queremos morar bem e não aparecer na Caras.

Procurei não ficar muito próximo a bares, boates, escolas, cachorros e crianças, ou seja, qualquer fonte potencial de barulho e mal cheiro. No caso dos dois últimos, que pelo menos não aja manifestação clara de incômodo.

Agora vejamos porque é importante ter uma noção do que você vai construir quando busca o terreno.
Sabendo o custo do m² da construção civil, estipulei o seguinte: com uma casa de uns 100 m² a preços de hoje, seriam gastos R$ 100.000,00, adiciona-se a isso, o custo do terreno e teremos o valor base que devemos gastar.

O valor do terreno é quase que imprescindível que você tenha em mãos, o restante, é bom que você tenha ao menos 60% e possa ir acrescentando ao longo da construção (para essa metragem em torno de 7 a 9 meses) pelo menos outros 20%.
Os 20% restantes podem ser financiados em caso de emergência sem muito risco.

No meu caso fiz assim: peguei o valor do m² construído e levantei quanto seria correspondente a cada etapa e aonde eu poderia economizar.
Cheguei a conclusão que se eu fizesse a parte elétrica, carpintaria, ficasse de olho nos desperdícios e negociasse cada centavo junto aos fornecedores poderia economizar de modo realista ao menos 20%.

Não é necessário muitas planilhas ou softwares não. Um lápis, um papel, pesquisa e bom senso é o suficiente. Entrarei em mais detalhes nos próximos posts.
Além do mais, tudo o que está fora do nosso controle não entra nas planilhas. E pode apostar, tem bastante coisa...

Meu lote: 15 metros de frente X 20 metros de fundo. Plano, aterrado e murado.

Minha vista. Meus vizinhos da frete são carcarás, quero-queros, sabiás, bem-te-vis, patos selvagens, corujas e outros bichos que estou identificando aos poucos.

No próximo post vou colocar alguns detalhes a respeito da escolha deste ou de qualquer outro lote.

3 comentários:

  1. Oii!
    Obrigada pela visitinha!!
    Legal a maneira ogra, rsrs
    Lindo o terreno e a vista!!!
    Sucesso na construção e no blog...
    Estarei aqui acompanhando as novidades! :)
    Abraços!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  2. Oiii... Eu que agradeço, querida! Estou adorando todos os detalhes e dicas. Uma amiga que vai construir uma edicula no fundo do terreno de 8×25m, pediu minha ajuda e estou aqui aprendendo com voces. O terreno fica em Sorocaba. SP. Até ! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oiii... Eu que agradeço, querida! Estou adorando todos os detalhes e dicas. Uma amiga que vai construir uma edicula no fundo do terreno de 8×25m, pediu minha ajuda e estou aqui aprendendo com voces. O terreno fica em Sorocaba. SP. Até ! Abraços!

    ResponderExcluir