DIY é mais do que estimular o cérebro, é também uma forma de ser contra o sistema corporativo/industrial e também monetarista.
Podemos trocar experiências, conhecimentos e até mesmo o produto final.

Na construção a coisa é sem mimimi e momomo, o papo é rústico e reto! :oD

Sai da cidade grande em nome de um dia a dia mais salubre e para construir minha casa com uma boa oficina, e nela poder fazer minhas estrapizongas mais livremente, o resto é história...

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Construindo minha casa - Escolhendo o local / Parte 2 de 2

No post anterior fiz umas explanações sobre a escolha do terreno e agora quero desenrolar um pouco mais a questão.

Sabendo o custo do m² dos lotes da região pode-se ter segurança no caso do mesmo ter alguma dívida e necessitarmos negociar um desconto ou avaliarmos se o preço baixo é de fato uma oferta, ou também ,se ele tiver alguma benfeitoria o quanto estaremos ganhando (ou em geral pagando) sobre o preço original.

No meu caso, ele estava aterrado a nível da rua e murado em uma lateral e nos fundos e na frente. A outra lateral  não estava murada pois fazia parte de uma casa que foi vendida separadamente, mas ambos devidamente registrados na prefeitura e no cartório como lotes separados.

O aterro custa custa em torno de R$ 300,00 o caminhão truck de 10m³. Lembre-se: altura do aterro X frente do terreno X fundo do terreno, tudo em metros, lhe dará a quantidade aproximada de aterro necessária em m³.

Estando em mãos o código de obras do município (disponível no site das prefeituras), você saberá a altura exigida da edificação em relação à rua, que no meu caso é de 80cm, ou seja, mesmo o meu lote estando pré-aterrado houve necessidade de mais aterro.


Minha primeira providência foi murar a lateral faltante.

Importante: NUNCA utilize sobras de construção - entulho - como aterro!!!

Um terreno murado pode ser uma boa economia de dinheiro e/ou de tempo.
Estando os muros em boas condições (baldrame, colunas e amarração) geram uma ótima economia, pois na média, custará em torno de R$ 100,00 o metro linear do muro de 2,30m de altura, rebocado em ambos os lados.

Ops, esclarecendo: baldrame é a parte horizontal de concreto logo abaixo do solo que serve de base ao muro; coluna ou pilar é a parte vertical de concreto que dão sustentação ao mesmo; amarração é a cinta de concreto em seu topo que dará solidez ao conjunto.
Detalhes podem ser vistos clicando aqui.

Aconselho que o baldrame seja impermeabilizado (duas demãos de Netrol ou similar), as primeiras 4 fiadas assentadas com argamassa impermeabilizada (cimento, areia e Vedacit ou similar) e o reboque todo também impermeabilizado (cimento, areia, cal, Vedacit ou similar).

Obs: quando eu citar alguma marca não é merchandising de maneira nenhuma. Citarei o mais comum, mas existem bons produtos de outras marcas inclusive com menores preços.
Se eu achar que devo ser específico com alguma marca deixarei claro.

Quanto a fazer uma avaliação do solo (sondagem) eu digo o seguinte: tecnicamente é importante, mas na prática, em construções de pequeno porte (até dois pavimentos), com boas referências de construtores locais acho isso dispensável.

No meu caso o próprio arquiteto fez juntamente com o mestre de obras. Detalhe: o "arquiteto fez" significa ele perguntou ao mestre de obras que fez dois ou três buracos no chão.

Se vc estiver num local sem informações dos habitantes locais e não quiser correr riscos então terá que colocar o custo da sondagem na sua planilha.

Obs: quem quiser morar no litoral eu recomendo acrescentar alguns detalhes a sua busca. Lote de frente para praia parece um sonho que estampa revistas de arquitetura, mas a maresia destrói tudo, desde sua ligação de telefone até suas suas esquadrias. Se você não for um classe média deslumbrado que terá apenas um imóvel de temporada (sinceramente acho isso uma estupidez) cuidado constantemente por terceiros, eu não acho boa idéia.
Além do mais, a quantidade de malas sem alça (no meu caso a maioria são de paulistanos) que decidem ficar bêbados, ouvir música (ou algo que chamam de música) em altos volumes e sujar tudo a sua volta acaba com o sossêgo e a paciência de qualquer um.


Escolher um terreno com fácil acesso lhe trará economia e agilidade nos fretes dos materiais de construção.
Conhecê-los e saber o que você tem à disposição também influenciará as próximas etapas.


Arquiteto e projeto... bem, no próximo post, quando iniciar a parte de planta e planejamento inicial escrevo sobre minhas recomendações e experiências a respeito desse espinhoso assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário