DIY é mais do que estimular o cérebro, é também uma forma de ser contra o sistema corporativo/industrial e também monetarista.
Podemos trocar experiências, conhecimentos e até mesmo o produto final.

Na construção a coisa é sem mimimi e momomo, o papo é rústico e reto! :oD

Sai da cidade grande em nome de um dia a dia mais salubre e para construir minha casa com uma boa oficina, e nela poder fazer minhas estrapizongas mais livremente, o resto é história...

domingo, 30 de setembro de 2018

Forno iglu

Depois de tudo acertado na churrasqueira vamos ao forno iglu.

Mais uma vez optei pelo pré-moldado.

De acordo as pesquisas que fiz, optei pela chaminé frontal e diâmetro interno de 1m. 
A grosso modo é porque a chaminé frontal permite menos perda de calor, mais eficiência na eliminação da fumaça e não dá "aquela baforada de calor na cara" quando abre a porta.O tamanho foi porque várias pessoas (inclusive profissionais) me disseram que fornos menores, apesar de gastar menos lenha, sobem a temperatura rápido e a perdem também rápido, dificultando um platô térmico confortável e reduzindo a área de trabalho com a massa.

Entre sua base e a bancada foi colocado uns 3 a 4 cm de areia para melhorar o isolamento térmico.
Depois o nivela-se e rejunta-se a base com argamassa refratária no meio e nas bordas (selando a areia).



Depois monta-se as peças começando pela boca. Particularmente achei que as coisas não encaixam direito seja lá de que modo fizer, mas admito que fiz sozinho e essas peças são pesadas pacas.


Rejunta-se tudo com argamassa refratária.
Fiz um reforço na parte superior "laminando" duas camadas de argamassa refratária com tela de galinheiro... o seguro morr...


Depois revesti com lã cerâmica (pode ser utilizado a lã de rocha e não invente nenhuma outra!) e fiz amarração com tela de galinheiro. Infelizmente não tirei foto, mas é como o esquema abaixo.



Depois chamei o pedreiro pra fazer o reboque. Uns 4 a 5 cm de reboque com cal comum e depois de curado um acerto com argamassa.







Ficou com 1,30m de diâmetro.
A chaminé é um tubo de galvanizado de 15cm (6") com damper (uma válvula pra ajudar a controlar a temperatura) e chapéu chinês.
Eliminei a peça que vem junto pra adaptar a chaminé pois ela faz um gargalo excessivo nessa linha.
Rejuntado a chaminé com argamassa refratária é partir pros acendimentos iniciais!

Depois já posso dar o acabamento na bancada, colocar a cuba e talvez umas portinhas nas partes de baixo.


Um comentário: