DIY é mais do que estimular o cérebro, é também uma forma de ser contra o sistema corporativo/industrial e também monetarista.
Podemos trocar experiências, conhecimentos e até mesmo o produto final.

Na construção a coisa é sem mimimi e momomo, o papo é rústico e reto! :oD

Sai da cidade grande em nome de um dia a dia mais salubre e para construir minha casa com uma boa oficina, e nela poder fazer minhas estrapizongas mais livremente, o resto é história...

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Área do churras

A área de churras com forno a lenha, com seu telhado em duas águas sobrepostas/transpassadas para aumentar a ventilação.

Aproveitei para trocar o telhado da oficina (originalmente uma suíte de hóspedes) que nunca me agradou.




Como o texto do post da oficina dizia, a área de churras seria ao lado. Planejado e, bem, alguns anos depois executado. :o)


Depois do novo telhado deu um belo up!

Usei as telhas "gres", ou telha piso como chamam em alguns lugares.
São telhas cerâmicas prensadas, como se faz piso cerâmico. São mais leves, não absorvem água e são maiores.


Elas são mais caras que as cerâmicas comuns, mas rendem 12pçs/m2 ao invés de 16,5 pçs/m2 de uma romana tradicional, fora isso, por serem mais leves (em torno de 40%) e não absorverem água (o peso da telha de barro úmida é levado em conta no cálculo da carga do telhado) economiza-se no madeiramento.

Mas é importante alguém que as conheça pois caso contrário o carpinteiro ou pedreiro e mesmo o engenheiro fará com os tradicionais 50cm entre caibros, 1,80m máximo entre vigas, etc. Aí, babau economia na madeira.

Usei cambará, vigas de 15x5 (parelhada perde uns 0.5cm) espaçadas em 2,20m (o vão máximo é 3m), caibros 5x5 espaçados em +/-70cm e ripões (2,5x5; aquelas ripinhas são muito porcaria e não permitem espaçamento maior nos caibros) de acordo com o fabricante da telha.

Aqui dá pra ver melhor. A água de trás estava feita apenas sobre a oficina, pois na área do churras iria fazê-la com uma abertura de 30cm entre essa água frontal e transpassada em uns 60cm.


Dessa maneira mantive excelente ventilação e iluminação natural, além de manter minha porta do forro acima dessa água e levá-la direto pela lateral da casa.


Mesmo com chuva forte o máximo que se sente são mínimos respingos numa pequena área. Coisa prevista e que sinceramente não me incomoda pois não é uma área estanque e minha prioridade é a ventilação e iluminação.

A churrasqueira preferi as pré fabricadas pois tijolinho não combina com construção moderna e, sinceramente, não queria me amolar com isso. É só pra assar uns veganos de vez em quando...
Ela já veio assim marfim.
A chaminé preferi em dutos de galvanizado com 25cm de diâmetro.

A bancada fiz de concreto na mesma forma da laje do forno de pizza (que estará ali no canto).

Não ficou muito bem acabado e vou ter que me virar pra acertar isso. Depois posto os resultados.




A água de trás prosseguindo pela lateral de serviço da casa.


Também tenho que pintar tudo, mas o "rufo man" ainda não veio...

As madeiras pintei com Sparlack Neutrex Mogno. Duas demãos antes de colocar (assim mancha menos... sabe como é, pedreiro, bem, deixa pra lá...) e uma pra finalizar depois de tudo limpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário