Depois de tudo acertado na churrasqueira vamos ao forno iglu.
Mais uma vez optei pelo pré-moldado.
De acordo as pesquisas que fiz, optei pela chaminé frontal e diâmetro interno de 1m.
A grosso modo é porque a chaminé frontal permite menos perda de calor, mais eficiência na eliminação da fumaça e não dá "aquela baforada de calor na cara" quando abre a porta.O tamanho foi porque várias pessoas (inclusive profissionais) me disseram que fornos menores, apesar de gastar menos lenha, sobem a temperatura rápido e a perdem também rápido, dificultando um platô térmico confortável e reduzindo a área de trabalho com a massa.
Entre sua base e a bancada foi colocado uns 3 a 4 cm de areia para melhorar o isolamento térmico.
Depois o nivela-se e rejunta-se a base com argamassa refratária no meio e nas bordas (selando a areia).
Depois monta-se as peças começando pela boca. Particularmente achei que as coisas não encaixam direito seja lá de que modo fizer, mas admito que fiz sozinho e essas peças são pesadas pacas.
Rejunta-se tudo com argamassa refratária.
Fiz um reforço na parte superior "laminando" duas camadas de argamassa refratária com tela de galinheiro... o seguro morr...
Depois revesti com lã cerâmica (pode ser utilizado a lã de rocha e não invente nenhuma outra!) e fiz amarração com tela de galinheiro. Infelizmente não tirei foto, mas é como o esquema abaixo.
Depois chamei o pedreiro pra fazer o reboque. Uns 4 a 5 cm de reboque com cal comum e depois de curado um acerto com argamassa.
Ficou com 1,30m de diâmetro.
A chaminé é um tubo de galvanizado de 15cm (6") com damper (uma válvula pra ajudar a controlar a temperatura) e chapéu chinês.
Eliminei a peça que vem junto pra adaptar a chaminé pois ela faz um gargalo excessivo nessa linha.
Rejuntado a chaminé com argamassa refratária é partir pros acendimentos iniciais!
Depois já posso dar o acabamento na bancada, colocar a cuba e talvez umas portinhas nas partes de baixo.