DIY é mais do que estimular o cérebro, é também uma forma de ser contra o sistema corporativo/industrial e também monetarista.
Podemos trocar experiências, conhecimentos e até mesmo o produto final.

Na construção a coisa é sem mimimi e momomo, o papo é rústico e reto! :oD

Sai da cidade grande em nome de um dia a dia mais salubre e para construir minha casa com uma boa oficina, e nela poder fazer minhas estrapizongas mais livremente, o resto é história...

domingo, 16 de novembro de 2014

Não recomendo: janelas maxi-ar

Mesmo sendo altamente racional e avesso a modismos e crendices, às vezes caio em certas bobagens.
Usei as tais "maxi-ar" e me arrependi.

"Maxi" não tão "maxi" assim.

De fato, o que tem de "maxi" se comparadas às basculantes, que quando bem feitas abrem em 90º também?
A diferença de ventilação é pífia, e fica pior se considerarmos que nunca ninguém abre as maxi-ar no seu máximo, ou seja, elas saem até perdendo!

Basculantes: retrô porém eficientes e seguras.

Mas não abrem por que?
Geralmente essas janelas abrem para locais de passagem (evidentemente no térreo) e são um perigo para acidentes quando abertas (pela sua dimensão elas saem muito da parede, isto é, sua parte inferior fica muito no caminho). Meter a testa na quina de uma esquadria de alumínio pode requisitar vários pontos no pronto-socorro.
As basculantes ocupam pouco espaço horizontal mesmo quando abertas totalmente e por isso mais seguras para transeuntes e contra gatunos, algumas vezes dispensam até mesmo grades.

Atualização para Márcia Bispo

Maxi-ar de 60 cm de altura com parte fixa (um tamanho padrão em lavabos) são tão pequenas que podem ser consideradas basculantes de uma folha só. Essas talvez não causem muitos problemas se a diferença do calçamento externo e as pessoas que circulam por lá sejam baixas.

Então vamos a algumas considerações:

A construção deve ter uma altura mínima da rua, aqui na minha região é de 80 cm, porém o calçamento no entorno da casa, na maioria dos casos, não passa de 10 cm abaixo da parte interna em zonas urbanas.

Eu tenho 1,90 m de altura e não sou uma exceção. Nos países desenvolvidos essa chega a ser a média das pessoas e no Brasil nossa média sobe a cada ano, portanto, pela lógica e a inegável estatística, quem tem menos de 1,80 m (homens) é que são exceções.

Então, supondo que pessoas com altura em torno de 1,80 m (já imaginou se as portas comerciais fossem pensadas na média brasileira? Compraríamos batentes de 1,80 m ao invés de 2,10 m!!!) circulem ao seu redor da casa, qualquer maxi que abre folhas acima de 60 cm é um convite ao acidente.

Cozinhas e áreas de serviço necessitam grandes janelas não só pela iluminação e ventilação como por estética, portanto, fatalmente terão folhas com mais de 60cm (vide foto).

Uma saída é colocar "coisas" que impeçam a circulação nesse pedaço. Eu por exemplo coloquei a "casinha" de gás  logo abaixo da janela da cozinha, mas na lavanderia não pensei em nada (ainda) e tchan: meti o chifre na janela! rsrs
Como não foi na quina não houve corte.

Quanto à segurança, minha casa foi recentemente "inaugurada": entraram pela janela da lavanderia...



Observações fixas dos posts com marcadores "NÃO RECOMENDO!": 
  1. Trabalho em desenvolvimento de hardware e software há décadas e portanto, acostumado a lidar com requisitos e normas técnicas, além do mais, leio até caixa de pasta de dente, portanto, alegar que é um problema meu no mínimo é leviandade.
  2. Devemos lembrar sempre que um produto que atende aos requisitos técnicos e éticos não merecem elogios pois são obrigações dos fabricantes e nós pagamos por isso.

14 comentários:

  1. Oi coisa ,aqui na casa que essu moro tenho um Max ar horizontal no banheiro a casa e mais alta que o terreno então ele fica bem alto em relação ao quintal,e nos meus país tbm tem no banheiro vertical e tbm fica alto em relação ao quintal,não tem como bater a cabeça.
    Quanto a segurança eu concordo com vc,só que os ladrões que iinvadem casas entram geralmente pelas portas mesmo.
    VC ou alguém aí da sua casa já se machucou com o maxi ar ?
    abraço


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia! Você me inspirou a colocar algumas considerações adicionais no texto. Abs.

      Excluir
    2. Oi coisa vim te chamar pra conhecer o 3 d e a planta lá de casa e vejo meu nome em boca de mantida rsss .
      Vc sabe que gosto muito dos seus post e das suas dicas,talvez não tenha lido com muita atenção quando vc postou ,ou pensei mesmo naqueles que colocamos no banh e pq tbm nunca pensei neles pra cozinha ou área de serviço aqui em casa,pois realmente nessas áreas eles ficam mais baixo,aí sim eu concordo com vc em não recomendar,pois corre risco de acidente sim.
      Mais por quei vc colocou eles doido e não janelas de serviço1,20 ou mais?vc tteria mais claridade e ventilação e eu heim !!!!!!!!
      Quando vc fala q a sua casa foi inaugurada e pq entrou ladrão?sinto muito ,tinha alguém em casa,espero que esteja tudo bem com vcs.
      Outra coisa vim seu comentário pra Thais do blog (meu cafofo pitoresco).de graças a Deus da Sra.coisa ser econômica se fosse eu falava assim:pastilhas de vidro uai !!!!
      Passa lá no blog e passa sempre vou postar o projeto hidráulica e elétrico e quero sua opinião
      Abraço

      Excluir
  2. Ola !
    Muito bom seu post pois estávamos decidindo em coloca-las mais temos que levar em consideração esse ''detalhes'' pois se machucar nestas janelas e fatal.

    http://vanubiaefabiostz-nossacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Vanubia, acidentes domésticos são grandes causas de visitas a pronto-socorros pois acabamos relaxando com as prevenções quando estamos em casa.

      Excluir
  3. Oiii
    Uso aqui em casa na lavanderia e nos banheiros e amei!!!
    Sempre abro no máximo no verão a da lavanderia principalmente... e ficam no alto também, ninguém bate a cabeça! rsrs
    Eu super indico... vale colocar os prós e contras no post :)
    Abraço!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, então vamos resumir (maxi-ar X basculante):

      - iluminação: praticamente igual (mínima vantagem da maxi-ar);
      - ventilação: praticamente igual (mínima vantagem da maxi-ar se aberta totalmente na horizontal);
      - vulnerabilidade a invasão: maxi-ar perde;
      - ocupação horizontal: maxi-ar perde;
      - estética: depende da preferência;

      Para os cuidados de uso então deixamos a seguinte regra:

      - se em algum ponto do raio de abertura da maxi-ar sua quina inferior ultrapassar horizontalmente 15 cm da parede e uma altura de até 1,80 m do piso externo a probabilidade de acidentes é elevada.

      Excluir
  4. haha adoro sua sinceridade e objetividade.
    Eu que sempre me achei ogra, quando venho aqui fico me sentindo uma mulherzinha.

    Pra falar a verdade, eu nem conhecia essa janela por esse nome... Achei que fosse tudo basculante e deu. Essas mais modernas são as maxi ar e aquelas antigas com várias folhas são basculantes, é isso?

    Estamos fazendo uma bay window grande com 6 ou 9 folhas, to pensando em colocar essa tal de maxi ar horizontal ou vertical. No meu caso não terá problema, já que vai ser alto. E dois portões, uma casa e cachorros até chegar na minha casa, numa cidadezinha bem tranquila... Então quanto à segurança estou sossegada, rs.

    Mas valeu as dicas, esses seus posts são muito bons! Vi que vc postou que sua geladeira de casca de inox enferrujou... Vcs chegaram a passar algum produto de limpeza com cloro ou algo assim que pudesse iniciar esse processo? Pelo tanto de reclamação que eu ando lendo, acho que vou comprar uma branca tradicional mesmo.

    Abçs
    http://meucafofopitoresco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou ogro jr. A patroa é ogro master. Eu todo empolgado pergunto pra ela qual faixa ela quer nos banheiros e ela apenas responde sem nem olhar: "Não precisa colocar. Se for colocar que seja a mais barata." - Ahahahaha!

      Excluir
    2. Ops, esqueci! Nenhum produto agressivo foi usado e seria muito estranho a oxidação começar por baixo (onde costuma respingar mais água, etc) e não aleatoriamente como seria de se esperar se fosse problemas causados por agentes químicos ou mecânicos (esponjas, palhas de aço, etc).

      Excluir
  5. totalmente de acordo! já tive que colocar vasinhos de flores nas paredes do corredor de fora e limitar a abertura das janelas até eles para acabar com os acidentes... além do mais, se a janela for no 2o andar e vc tiver crianças, tem que regular para abrir pouco tb por causa do risco... ou aq no meu apto bate aquele ventão, abre a janela de uma vez e racha o vidro, por eqto acho que a única vantagem é a estética mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Olá Pessoal.
    Fiz recentemente uma obra e coloquei maxi-ar nos banheiros.
    Mal inauguramos a obra e um funcionário bateu com a cabeça na bendita maxi-ar.
    O cliente já nos solicitou a troca.
    Eu por experiência própria não recomendo maxi-ar em banheiros.

    ResponderExcluir
  7. Eu também prefiro uma boa e velha janela basculante, essas maxi-ar não valem a pena nem um pouco!

    ResponderExcluir
  8. Preciso urgente de esquadria de aluminio. Estou fazendo orçamento para esquadrias de aluminio. Obrigada!

    ResponderExcluir